Nossa História

A Escola Santo Agostinho – ESA é uma instituição que oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) gratuita e integral para crianças em situação de vulnerabilidade social e que se tornou referência na cidade de Bragança Paulista/SP.

Conheça um pouco da nossa trajetória ao longo de quase 15 anos de atuação e veja como aplicamos a prática educacional fundamentada nos valores cristãos, iluminada e inspirada na tradição da filosofia e espiritualidade Agostiniana.

2006

Iniciou-se em Bragança Paulista/SP o Projeto Social Santo Agostinho com uma unidade no bairro Vila Aparecida e uma unidade na zona rural, no bairro Água Comprida.

No início, o atendimento era voltado a Jovens e Adultos que tinham acesso a cursos preparatórios para os exames supletivos do Ensino Fundamental e Médio, Alfabetização de Adultos e Cursos Pré-vestibular.

Com o crescimento do Projeto foi inaugurada uma sede própria no Seminário da Ordem de Santo Agostinho, localizado à rua Santa Bárbara, 588 – Vila Aparecida. Com esse novo espaço foi possível acrescentar também os cursos de informática e teatro.

2010

O atendimento foi ampliado para crianças com idades entre 5 e 11 anos visando a proteção ao menor em situação de vulnerabilidade social.

Em julho inicia-se a Escola Santo Agostinho – ESA para a Educação Infantil em tempo integral (crianças de 4 e 5 anos), concomitantemente ao Projeto Social.

Em novembro encerram-se as atividades das duas unidades do Projeto Social.

2011

Mantêm-se as atividades do Projeto Sócio Educativo para crianças nas dependências da Paróquia da Vila Aparecida e dá-se início também ao Ensino Fundamental Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano) em dois períodos: manhã e tarde.

2018

Estende-se a educação em período integral para o Ensino Fundamental, motivada pela demanda das famílias atendidas em ter um local seguro onde deixar seus filhos enquanto trabalham. É uma oportunidade de priorizar ainda mais a qualidade de ensino com uma proposta pedagógica diferenciada para essa modalidade, dentro dos pilares da Ecologia Integral que são: Ecologia Ambiental, Ecologia Social e Ecologia Pessoal.

2023

Criação da marca Rede Lius Agostinianos, que representa as instituições pertencentes aos Freis Agostinianos, que atuam de forma independente, visando à formação dos religiosos, fazendo a gestão de centros educativos e desenvolvendo soluções educacionais para o segmento. Por meio de modelos atuais, inovadores e centrados no estudante, continuaremos oferecendo uma educação que aproxima e potencializa pessoas.