Nossa História

A Escola Santo Agostinho – ESA é uma instituição que oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) gratuita e integral para crianças em situação de vulnerabilidade social e que se tornou referência na cidade de Bragança Paulista/SP.

Conheça um pouco da nossa trajetória ao longo de quase 15 anos de atuação e veja como aplicamos a prática educacional fundamentada nos valores cristãos, iluminada e inspirada na tradição da filosofia e espiritualidade Agostiniana.

2006

Iniciou-se em Bragança Paulista/SP o Projeto Social Santo Agostinho com uma unidade no bairro Vila Aparecida e uma unidade na zona rural, no bairro Água Comprida.

No início, o atendimento era voltado a Jovens e Adultos que tinham acesso a cursos preparatórios para os exames supletivos do Ensino Fundamental e Médio, Alfabetização de Adultos e Cursos Pré-vestibular.

Com o crescimento do Projeto foi inaugurada uma sede própria no Seminário da Ordem de Santo Agostinho, localizado à rua Santa Bárbara, 588 – Vila Aparecida. Com esse novo espaço foi possível acrescentar também os cursos de informática e teatro.

2010

O atendimento foi ampliado para crianças com idades entre 5 e 11 anos visando a proteção ao menor em situação de vulnerabilidade social. 

Em julho inicia-se a Escola Santo Agostinho – ESA para a Educação Infantil em tempo integral (crianças de 4 e 5 anos), concomitantemente ao Projeto Social.

Em novembro encerram-se as atividades das duas unidades do Projeto Social.

2011

Mantêm-se as atividades do Projeto Sócio Educativo para crianças nas dependências da Paróquia da Vila Aparecida e dá-se início também ao Ensino Fundamental Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano) em dois períodos: manhã e tarde.

2018

Estende-se a educação em período integral para o Ensino Fundamental, motivada pela demanda das famílias atendidas em ter um local seguro onde deixar seus filhos enquanto trabalham. É uma oportunidade de priorizar ainda mais a qualidade de ensino com uma proposta pedagógica diferenciada para essa modalidade, dentro dos pilares da Ecologia Integral que são: Ecologia Ambiental, Ecologia Social e Ecologia Pessoal.

SIC - Sociedade Inteligência e Coração

A Sociedade Inteligência e Coração (SIC) é a entidade civil, mantenedora das obras e escolas Agostinianas pertencentes ao Vicariato Nossa Senhora da Consolação. Representa a instituição junto aos órgãos governamentais e à sociedade, atendendo as legislações vigentes no país.

Foi fundada em 10 de junho de 1937, como entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de educação e de assistência social, de caráter beneficente, cultural e de formação humana. Tem por objetivo o ensino em seus vários níveis e modalidades, inclusive educação profissional, e a proteção à família, à juventude, à adolescência e à criança, prestando-lhe atendimento e amparo.

Inteligência e coração, razão e fé marcaram a personalidade de Santo Agostinho, por isso, essas características do maior pensador do ocidente, são as mesmas que nós, como religiosos Agostinianos, e o grande número de pessoas que colaboram no nosso apostolado, buscamos viver e dar testemunho. Para alcançar o êxito e responder às necessidades atuais, a SIC conta com um grupo de profissionais que auxilia no planejamento estratégico e na gestão das obras.