PERÍODO INTEGRAL

Tem por objetivo ser complemento do currículo da Base Comum, sendo trabalhado no Projeto Ecopedagógico da Escola Santo Agostinho. Também é fundamentado na Ecologia Integral, tendo como pilares: Ecologia Ambiental, Ecologia Social e Ecologia Pessoal.

A organização das atividades é planejada conforme a maturidade dos educandos, sob orientação de profissionais habilitados e respeitando as exigências legais.

As atividades desenvolvidas são:

Educação ambiental
Proporciona uma conscientização dos alunos em relação ao mundo em que vivem, respeito ao meio ambiente e recursos oferecidos pela natureza.
AVD (Atividades da Vida Diária)
Tarefas que fazem parte da rotina, como: higiene pessoal, higienização dos alimentos e pequenos utensílios, alimentação saudável, cuidados com seus pertences, cuidados com o ambiente em que está inserido, organização pessoal e espacial, culinária, dentre outros.
Musicalização
Despertar e desenvolver o gosto pela música, aguçar a sensibilidade, os sentidos, as emoções, a corporeidade, instigar a criatividade e aumentar a integração dos alunos no ambiente escolar.
Hora da Tarefa Escolar
Oferecer às crianças suporte para que realizem as tarefas escolares do dia a dia da Escola, com o objetivo de fixar o aprendizado por meio da revisão do conteúdo que faz parte da Base Nacional Comum Curricular.
Expressão Corporal
As atividades são trabalhadas envolvendo o corpo, a voz, o som, o ritmo, o gesto, a postura e o movimento, com noção de: espaço, tempo, lateralidade, estruturação espacial e orientação temporal. Envolve ainda a linguagem não-verbal por meio de gestos, posturas e movimentos.
Educação Financeira
Educar a criança capacitando-a de forma consciente a utilizar recursos financeiros, aprendendo a lidar com o dinheiro no seu dia a dia, evitando o consumismo.
Atividades em Inglês
Por meio de atividades lúdicas, como o uso da música, da arte, de jogos e da rotina diária, pode possibilitar o contato das crianças com a língua Inglesa.
Oficina Lúdica e Criativa
Por intermédio de vários recursos, os alunos são estimulados, a aprimorar concentração e criatividade de forma prazerosa para o ensino e aprendizagem.