Proposta pedagógica

A Escola Santo Agostinho – ESA oferece aos seus alunos bolsa integral de estudos desde que as famílias atendam às condições estabelecidas em Lei para caracterização do caráter beneficente. Oferece também uniformes, alimentação, material didático e material escolar necessário ao desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Os pilares da nossa Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica da ESA é pautada na filosofia agostiniana e é estruturada sobre cinco pilares de valores que constituem o centro, absolutamente prioritário, da pessoa humana:

Pessoal
Cada pessoa, sendo única e singular é chamada a se construir alguém feliz e realizado. O caminho para se chegar ao autoconhecimento e a autoconstrução é o caminho da Interioridade.
Comunitária
Toda pessoa nasce e cresce em comunidade. O outro desempenha um papel fundamental no processo de crescimento e amadurecimento pessoal. O caminho da vivência comunitária é a Fraternidade, o Amor, a Amizade e a Solidariedade.
Ecológico-cósmica
Essa dimensão está voltada para o respeito e a preservação da vida em todas as suas manifestações, fazendo com que a pessoa colabore, assim, para a diversidade e conservação de tudo o que está direta ou indiretamente ligado à vida e à natureza. Dessa forma, o desafio pedagógico apresenta-se na perspectiva de transferir e transbordar as diretrizes agostinianas para as relações sociais na escola, realizadas nos espaços da sala de aula, nos corredores e pátios, na relação entre professores e alunos, alunos e alunos e escola e família.
Transcendente
A pessoa não se satisfaz em si mesma, nem só nas relações humanas ou na luta por uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Busca algo que dê sentido a tudo isso. Busca a Verdade. O “Algo Mais” ou a verdade tão sonhada e buscada é o próprio Deus, que a tudo dá sentido. Ele é o próprio sentido de tudo.
Crítico-transformadora
A realidade do mundo, com suas limitações e possibilidades, influencia-nos como pessoas. Mas, conhecer a realidade para, com espírito crítico e construtivo, transformá-la, é um desafio de toda pessoa humana madura.

Eixos Metodológicos

Os Eixos metodológicos propostos para o ensino envolvem, prioritariamente, os seguintes princípios:

Relação conhecimento/vida/formação humana, na busca pelos significados socioculturais dos saberes escolares.
Articulações multidisciplinares e interdisciplinares para o conhecimento do mundo.
Base metodológica interacionista. Partir da oralidade, do conhecimento da realidade próxima, do contexto social do aluno e resgatar a história e as múltiplas possibilidades do conhecimento humano para intervir na realidade.
Sujeitos históricos que participam do processo de produção do conhecimento socialmente acumulado, que se enxergam como produtores de um saber e são corresponsáveis pela produção social.
Oposição ao “conteudismo”, sem sentido e sem significado.
Formação de alunos e professores criativos e críticos de sua própria ação.
Estimular a alfabetização científica e tecnológica dos educandos.