Cada pessoa, sendo única e singular é chamada a se construir alguém feliz e realizado. O caminho para se chegar ao autoconhecimento e a autoconstrução é o caminho da Interioridade.
Toda pessoa nasce e cresce em comunidade. O outro desempenha um papel fundamental no processo de crescimento e amadurecimento pessoal. O caminho da vivência comunitária é a Fraternidade, o Amor, a Amizade e a Solidariedade.
Essa dimensão está voltada para o respeito e a preservação da vida em todas as suas manifestações, fazendo com que a pessoa colabore, assim, para a diversidade e conservação de tudo o que está direta ou indiretamente ligado à vida e à natureza. Dessa forma, o desafio pedagógico apresenta-se na perspectiva de transferir e transbordar as diretrizes agostinianas para as relações sociais na escola, realizadas nos espaços da sala de aula, nos corredores e pátios, na relação entre professores e alunos, alunos e alunos e escola e família.
A pessoa não se satisfaz em si mesma, nem só nas relações humanas ou na luta por uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Busca algo que dê sentido a tudo isso. Busca a Verdade. O “Algo Mais” ou a verdade tão sonhada e buscada é o próprio Deus, que a tudo dá sentido. Ele é o próprio sentido de tudo.
A realidade do mundo, com suas limitações e possibilidades, influencia-nos como pessoas. Mas, conhecer a realidade para, com espírito crítico e construtivo, transformá-la, é um desafio de toda pessoa humana madura.