Notícias

14 de agosto de 2023

Somos a Rede Lius Agostinianos!

Thumb Obras

Dando início às comemorações dos 90 anos do Colégio Santo Agostinho, no mês em que celebramos o dia do nosso patrono, iniciamos mais um capítulo promissor em nossa trajetória e anunciamos a criação da marca Rede Lius Agostinianos. Quer saber mais? Assista ao nosso vídeo manifesto:

https://youtube.com/watch?v=p3hzSiykodY

O que é a Rede Lius?

A Rede Lius Agostinianos é uma marca que representa as instituições pertencentes aos Freis Agostinianos, que atuam de forma independente, visando à formação dos religiosos, fazendo a gestão de centros educativos e desenvolvendo soluções educacionais para o segmento. Por meio de modelos atuais, inovadores e centrados no estudante, continuaremos oferecendo uma educação que aproxima e potencializa pessoas.

Os Freis Agostinianos da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil já atuam, desde 1934, na educação, por meio dos seus centros educativos, que atualmente são as unidades do Colégio Santo Agostinho em Minas Gerais (Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima e Gutierrez), as Escolas Sociais em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (EPSA, ESA e AIACOM) e o ilAli – Centro Agostiniano em Ecologia Integral. (Links em cada Unidade)

“O nome Rede Lius é inspirado em Aurelius Augustinus, o Santo Agostinho. Além de ser uma homenagem, também faz referência à luz e ao conhecimento; é sobre iluminar novas ideias, trazer claridade para os diferentes caminhos”, explica Frei Luiz Antônio Pinheiro, presidente da Rede Lius Agostinianos.

Nossos próximos passos:

Para os próximos anos, a meta é expandir a rede pelo Brasil. Uma grande novidade é que uma nova unidade do Colégio Santo Agostinho será aberta, no Alphaville Lagoa dos Ingleses, com capacidade para mais de 1000 estudantes, aproximadamente, e previsão para ser inaugurada até 2027 (podendo acontecer antes, a depender da finalização das obras). Além disso, uma unidade social totalmente gratuita será aberta em Fortaleza, na região da Barra do Ceará, ainda em 2024. No local serão atendidas, inicialmente, 100 crianças e jovens, entre 6 e 15 anos. A Província possui, há alguns anos, presença missionária da região, que tem grande índice de vulnerabilidade social.

Prevemos levar para todas as regiões brasileiras a educação agostiniana“, adianta Márcio Horta, diretor geral da Rede Lius Agostinianos. Ele conta que todas as escolas que passarem a integrar a rede vão adotar a filosofia e a metodologia de ensino do Colégio Santo Agostinho.

Sempre fomos motivados pela inquietude e desejo de evoluir constantemente. Agora, ampliaremos o nosso legado de excelência acadêmica e inovação em prol do ensino, formação integral e valores cristãos para transformar vidas por meio de uma educação que aproxima e potencializa pessoas. Vamos continuar iluminando os caminhos da educação. Acesse o site da Rede Lius Agostinianos e conheça mais!

Tem dúvidas? Consulte abaixo as respostas para os principais questionamentos sobre a Rede Lius Agostinianos:

O Colégio Santo Agostinho foi vendido?

Não. Permanece sendo dos Freis Agostinianos da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil, que também são os proprietários das instituições que integram a Rede Lius Agostinianos:

. ANCORA – Ação da Província Nossa Senhora da Consolação e Correa (organização responsável pela gestão da vida religiosa da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil);

. SIC – Sociedade Inteligência e Coração (mantenedora das unidades do Colégio Santo Agostinho, Escolas Sociais Agostinianas e Centro ilAli);

. Metacordis Associação Agostiniana (responsável pelo desenvolvimento de serviços e soluções diversas para o segmento da Educação).

O Colégio Santo Agostinho e a ESA continuam sendo católicos?

Sim. O Colégio Santo Agostinho e a ESA são instituições católicas de educação que segue os valores e princípios agostinianos. O ecossistema representado pela marca Rede Lius Agostinianos também segue os mesmos preceitos e valores católicos.

O modelo educacional da ESA vai mudar?

Não. haverá mudança no modelo educacional em função da criação da marca Rede Lius Agostinianos. A comunidade escolar agostiniana vivencia um processo contínuo de inovação da escola, que vem se acentuando nos últimos anos tanto nas práticas e vivências pedagógicas.

Será adotado um novo material escolar?

Não haverá mudança no material escolar em função da criação da marca Rede Lius Agostinianos. No entanto, dentro do processo contínuo de inovação da escola agostiniana, existe um estudo em andamento sobre o aprimoramento da forma de utilização do material escolar.

Haverá um distanciamento na relação família-escola?

Não. O jeito de educar agostiniano não muda – pois faz parte do nosso DNA. A proximidade, o afeto e cuidado com cada indivíduo e a pessoalidade na condução do dia a dia escolar não sofrem alterações. A Rede Lius Agostinianos é uma marca que nasce para expandir nossa atuação, a nossa forma de fazer a educação agostiniana acontecer.

A Rede Lius Agostinianos será responsável pela ESA?

A Rede Lius Agostinianos nasce a partir da atuação conjunta das instituições que a compõem. As Escolas Sociais Agostinianas já atuavam em rede por meio da SIC – Sociedade Inteligência e Coração. A estrutura organizacional da ESA não muda e nem os colaboradores de referência para as famílias e estudantes.

Qual o ganho efetivo para as famílias e estudantes da ESA com a criação da Rede Lius Agostinianos? A Rede Lius Agostinianos nasce para expandir a nossa educação agostiniana para todas as regiões do país e, também, para desenvolver serviços e soluções educacionais atuais, inovadoras e centradas no estudante. As Escolas Sociais Agostinianas que integram a Rede Lius poderão receber essas soluções e outras novidades que virão.

Compartilhe

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter

Últimas notícias