9 de abril de 2024
Celebrando a Páscoa – a Ressurreição de Cristo, dia 4 de abril, tivemos a graça de acolher o bebê Leonardo, como um novo integrante da família agostiniana em nossa Instituição. Ele nasceu na ESA – Escola Santo Agostinho, de Bragança Paulista/SP, Escola Social da Rede Lius Agostinianos – Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil.
Diante de todos, o milagre da vida aconteceu
Assim como Jesus, o Leonardo nasceu em um local simples, o chão da quadra poliesportiva da escola, mas cercado de amor e cuidados. Ali, sentimos a força da fé e a união da nossa comunidade escolar, dos nossos valores, do nosso propósito. A força da compaixão.
A gestante Amanda, mãe da Rafaela, do primeiro ano do Ensino Fundamental, entrou em trabalho de parto enquanto participava do momento de espiritualidade e partilha pascal conduzidos pelo Frei Ivo Cardoso, OSA, junto com famílias, estudantes e a equipe da escola. Não deu tempo de chegar à maternidade.
Foi preciso agir rápido. A equipe da ESA, coordenada pela diretora Débora Michelotto, fez uma “força-tarefa”, enquanto as apresentações da Celebração aconteciam. Isolaram uma área da quadra poliesportiva para preservar minimamente a gestante. E, em um esforço conjunto da equipe pedagógica e administrativa, algumas mães, dentre elas a Ana Carla (enfermeira) e a Marili (auxiliar educacional e técnica de enfermagem), iniciaram a preparação para o parto, seguindo seus saberes e as orientações da equipe do Corpo de Bombeiros que, enquanto deslocava-se para o local, monitorava por telefone. Chegando à escola, a equipe de socorristas do SAMU e do Corpo de Bombeiros realizou os protocolos finais e encaminhamentos. Mãe e bebê passam bem.
A Débora não conteve a emoção ao descrever a solidariedade e o amor de todos. “Começava a vir ao mundo uma vida nova. Ao som do louvor que cantavam naquele momento ‘… Porque Ele vive, posso crer no amanhã…’ nascia um lindo menino chamado Leonardo. A emoção, alegria, palmas, alívio da tensão e o sentimento de amor pela vida tomaram conta de todo o recinto, fazendo a verdadeira Páscoa brotar nos corações”, disse.